A família MBHV, com pesar, comunica o falecimento de nosso amigo e associado José Wilter Ferreira Ibiapina, presidente da ACEPHT, em 24 de maio de 2020.

Wilter foi transplantado de fígado em janeiro de 2002. Antes era gerente de vendas, em uma empresa de pneus. Um ano depois de transplantado, fundou a ACEPHET – Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados, dedicada a apoiar pacientes em fila de transplante e transplantados de fígado. Ele foi a cabeça e o coração da ACEPHET, fundada há 17 anos, em 12 de maio de 2003, como uma entidade sem fins lucrativos com sede em Fortaleza – CE.

O que faz a ACEPHET

Por meio do acolhimento e apoio solidário, reúne voluntários e promove campanhas, eventos, visitas e palestras esclarecedoras sobre a doação de órgãos e hepatites virais, permitindo que os voluntários levem apoio/esperança aos pacientes e familiares, a partir da própria experiência, dedicada ao bem estar do próximo.

A ACEPHET acompanha e apoia a quem está na fila do transplante de fígado. Após o transplante, também realiza o envio dos medicamentos para aqueles que não têm como se deslocar, todos os meses até Fortaleza – CE, porque moram distante ou mesmo em outros Estados, mas a entidade orienta aos pacientes que procurem obter os remédios em suas cidades, nos seus Estados.

A viabilidade financeira da Associação depende de um carnê, onde cada contribuinte paga o valor que pode. São 1500 associados, mas apenas metade contribui com a Associação. 70% paga R$ 5,00 ou R$ 10,00 por mês. Tendo despesas mensais com o aluguel da sede, estrategicamente situada próxima ao Hospital Universitário, com duas funcionárias voluntárias, despesas com os Correios, e combustível, entre outros gastos, o desafio financeiro é diário.

Em depoimento sobre Wilter, o Dr. HUYGENS, chefe do Serviço de Transplantes do Hospital Universitário Walter Cantídio, relata:

“Como conheceu de perto o drama da fila de espera por um transplante, Wilter foi incansável nas campanhas de doação de órgãos, participando de palestras, reuniões e de passeatas em prol dessa nobre causa. Quando pacientes chegavam de vários Estados, inseguros e com poucos recursos, mas determinados em obterem a cura de suas doenças com os transplantes, Wilter ajudava no transporte e na seleção de pousadas e casas de apoio. Quando um paciente era chamado para realização do transplante, durante o procedimento cirúrgico e no pós-operatório, Wilter estava presente, comemorando os resultados com os familiares e, quando necessário , confortando-os. Sua missão solidária era continua, desde a atenção e cobrança para que medicamentos essenciais não faltassem, até a participação ativa para que todos os pacientes, em diferentes lugares do país, fossem contemplados. O Ceará teve um cidadão obstinado na defesa de uma causa e os pacientes sentirão a perda irreparável de seu porto seguro. Wilter descanse em paz, sua missão foi cumprida e que Deus conforte familiares e amigos.”

Nossos sentimentos e conforto à família e aos integrantes da ACEPHT

A morte do Wilter causou comoção e tristeza não só à população Cearense, mas também aos círculos sociais de influencia na luta contra as Hepatites Virais e Transplantes Hepáticos de todo o Brasil. Lamentamos a grande perda. Estamos de luto!

Wilter considerava a associação como uma mãe, e não media esforços no sentido de ajudar seus filhos que buscavam apoio em Fortaleza-CE.

Na verdade não perdemos o Wilter; ele apenas partiu para uma nova morada espiritual onde continua vivo, vibrando por nossa causa, com a mesma intensidade.

Neide Barros – Presidente do MBHV