Informações úteis sobre Hepatites

Protocolos, Orientações e Informações

 

PCDT HEPATITE C E COINFECÇÕES VERSÃO NÃO DIAGRAMADA dezembro 2018 – Esta versão apresenta entre as principais inovações a ampliação do acesso ao tratamento para todos os pacientes portadores de hepatite C, independentemente, do grau de comprometimento hepático e inclui o retratamento, para os pacientes que não obtiveram a resposta virológica sustentada em tratamentos anteriores. Inclui também a possiblidade de tratamento dos casos de hepatite C aguda com os antivirais de ação direta.

HEPATITE C – CÁLCULO DOS ESCORES APRI E FIB-4 – Usados para estimar a fibrose do fígado provocada pela Hepatite C, de modo a caracterizar ausência ou presença de doença avançada, a fim de definir o esquema terapêutico adequado. Devem ser usados, preferencialmente, em casos de monoinfecção pelo HCV.


MANUAL TÉCNICO PARA O DIAGNÓSTICO DAS HEPATITES VIRAIS - Agosto 2018 
Orientação para profissionais de saúde

PCDT HEPATITE B - SETEMBRO 2017 – A publicação contém diretrizes para  
o monitoramento e tratamento da hepatite B, incluindo as coinfecções.

PCDT IMUNOSSUPRESSÃO PÓS TRANSPLANTE HEPÁTICO - JUNHO 2017

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE HEPATITES VIRAIS JULHO 2018 – Contém 
informações atualizadas até 2017 sobre os casos de hepatites virais no 
Brasil, detalhadas segundo variáveis selecionadas, por região e por 
Unidade da Federação.

Links Úteis

 

Legislação

PORTARIA INTERMINISTERIAL N° 2.998, de 23 de Agosto de 2001 – Inclui a Hepatopatia Grave na relação de doenças que excluem a exigência de carência para a concessão de auxílio-doença ou de aposentadoria por invalidez.

LEI 11.052, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2004 – Inclui entre os rendimentos isentos do imposto de renda os proventos percebidos pelos portadores de Hepatopatia Grave.

Manual de Perícia Médica do Ministério da Saúde – O texto faz uma abordagem pericial da doença hepática, qualificando a HEPATOPATIA GRAVE.