A cúpula do prédio da Câmara dos deputados estaria iluminada de amarelo de 1º a 31 de julho em alusão ao mês de conscientização sobre a luta contra as hepatites virais, a pedido do deputado Júnior Bozzella (PSL-SP). O pedido foi para que todo o Congresso fosse iluminado com esta cor, mas o Senado já havia se comprometido com a Campanha do Câncer ficando com a cor verde. Então, até o dia 27, o prédio do Congresso Nacional ficou iluminado de verde e amarelo quando, por solicitação do senador Jayme Campos (DEM-MT) e também do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), o prédio do Congresso passou a ser iluminado todo em amarelo de 28 a 31 de julho.
A campanha Julho Amarelo foi instituída pela Lei 13.802/19 e coincide com o mês do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, 28 de julho, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2010.
O Ministério da Saúde lançou em 2017 o Plano Nacional para Eliminação da Hepatite C até 2030 e, a campanha Julho Amarelo, chega para ajudar. Entre os objetivos estão estimular a vacinação contra a hepatite B, implantar mecanismos para ampliar a testagem na rede pública e divulgar informações sobre o tratamento da hepatite C, disponível no SUS.