‘Sofosbuvir’ é a droga mais usada no tratamento da Hepatite C no mundo. As chances de cura são de cerca de 95%.
A Gilead, multinacional farmacêutica, já vendeu mais de 56 bilhões de dólares em tratamentos baseados no Sofosbuvir. Mas milhões de pessoas morrem sem tratamento em países de média e baixa renda.
Na luta pelo direito fundamental à saúde e por políticas públicas para acesso universal ao tratamento, os preços dos medicamentos têm sido o maior problema. E o alto custo do tratamento da Hepatite C aos cofres públicos obrigou o Sistema Único de Saúde (SUS), por muitos anos, a priorizar os casos mais graves.
Estamos num momento decisivo para a oferta do GENÉRICO que PODE ELIMINAR a HEPATITE C no Brasil. Doença silenciosa que, se não tratada, pode levar ao transplante, ao câncer de fígado e até à morte. De acordo com o Ministério da Saúde, são 650 mil brasileiros infectados.
O genérico do Sofosbuvir, licenciado pela ANVISA, é eficaz e seguro. O tratamento, que custava 26 mil reais, foi oferecido por menos de 6 mil. ECONOMIA superior a 1 BILHÃO, na compra de 50 mil tratamentos com o genérico.
A redução de preço viabiliza a universalização do acesso ao tratamento (para todos). Mas as farmacêuticas multinacionais reagem com campanha de desinformação contra o genérico.
O INPI já se manifestou pela negação da patente do Sofosbuvir para a Gilead, mas ainda pode conceder parte dela, o que bloquearia a entrada do genérico no mercado.
Há 3 anos a Gilead cobra preços extorsivos no Brasil. Já basta! Queremos o Sofosbuvir livre de patentes. Queremos o genérico livre de pressões das multinacionais. Queremos os melhores tratamentos no SUS a preços sustentáveis.
O MBHV apoia a iniciativa do Ministério da Saúde de enfrentar a indústria farmacêutica multinacional, na busca pelo menor preço.
Saúde é um direito. Saúde não é mercadoria.
Veja, neste vídeo, história de pacientes que, com muito custo, conseguiram se curar. Queremos que esta seja a realidade de todas as pessoas vivendo com o vírus da Hepatite C.
Nos ajude nessa luta. Compartilhe o vídeo. Informe-se!
http://www.mbhv.org.br
http://www.facebook.com/fsbein