EASL 2018 Abril 11-15 Paris France

Autores: Verna EC, Morelli G, Terrault N, Lok AS, Lim J, Di Bisceglie AM, Zeuzem S, Landis C, Lutchman G, Hassan M, Manns M, Vainorius M, Akushevich L, Nelson D, Fried M, Reddy KR for the HCV-TARGET Study Group

As taxas de 85 a 100% de Resposta Viral Sustentada (RVS), em Vida Real, com Antivirais de Ação Direta(DAAs), em pacientes com doença avançada são comparáveis às dos estudos clínicos. Mortes e transplantes de fígado são raros após o tratamento.

As melhorias da média do MELD com a RVS em curto e longo prazo de seguimento foram similares a 0,9 e 1,0 ponto de Meld, respectivamente.Melhorias de 3 pontos do MELD foram vistas em 26% dos pacientes, e os preditores de resposta foram:sexo feminino; genótipo 1a; alto score MELD de base e bilirrubinatotal alta.

Sobre o estudo

Os objetivos eram: avaliar a efetividade e segurança da terapia DAA em pacientes com cirrose pelo HCV e MELD maior ou igual a 10; e avaliar o impacto do tratamento, a longo prazo,na função hepática e nos resultados clínicos.

O estudo foi realizado por um consórcio de 46 Universidades e 16 Centros Médicos nos EUA, Alemanha, Israel e Canadá.  Estudo longitudinal, observacional;

Os pacientes participantes tinham cirrose e MELD maior ou igual a 10; foram excluídos pacientes transplantados.

Início do estudo ocorreu em março de 2014 e seu término em junho de 2017.

Análise de segurança: completaram 473 pacientes de 488 (5 morreram e 10 interromperam o tratamento por causa de eventos adversos).

Análise de eficácia: completaram 408 pacientes de 412 (4 sem resultado). Destes 373 obtiveram RVS (90,5%) e 39 tratamentos falharam.

Conclusões: Ao longo do ano seguinte, a estabilização ou melhoria marginal foi vista naqueles com baixo MELD (15 ou menos) enquanto a grande melhoria pode ocorrer naqueles com MELD maior que 16;Apesar da RVS, pacientes com doença avançada podem permanecer com considerável risco de descompensação e hepatocarcinoma.

Estudos para avaliar a longo prazo a sobrevida sem transplante são necessários para melhor entender os benefícios do tratamento entre pacientes com doença avançada do fígado.

Detalhes sobre o estudo como: Eventos adversos, mortes e transplantes; RVS por MELD; dados de base;e tratamentos utilizados,podem ser observados no endereço: http://www.natap.org/2018/EASL/EASL_06.htm.