Durante a Consulta Pública enviamos o texto abaixo, em nome do MBHV.
Os preços negociados com os fabricantes, ainda representam um gargalo para o acesso universal aos medicamentos através do SUS. Um comprimido de sofosbuvir custará R$280,13. Tratamentos em 24 semanas ultrapassam aos 60 mil reais, e isto acontece em retratamentos do Genótipo 1B, o mais frequente, por isto:
a) solicitamos a incorporação do Viekira Pak da AbbVie, de forma a incentivar a concorrência entre os fabricantes e baixar o preço do tratamento. A AbbVie já negociou um preço menor que o de Sovaldi da Gilead e o tratamento para o Genótipo 1B, previsto para 24 semanas, poderia representar economia considerável para o SUS. Além disso o produto já foi testado em Transplantados de Fígado (estudo Coral-1) e pode representar uma opção a mais para estes pacientes que requerem maiores cuidados.
b) Considerando o Genótipo 2 – no Estudo Bolson (estudo GS-US-334-0153, # LB05), recém divulgado pela Gilead, é mostrado que SOF+Riba+Peginf por 12 semanas é superior a SOF+Riba por 24 semanas (no quadro 6 da pág. 34 do Relatório, está previsto SOF+Riba por 16 a 20 semanas). Tratar em 12 semanas representa uma grande economia por tratamento. Conforme o item 5 – Considerações Finais deste Relatório – A busca por novas evidências deve ser valorizada, no contexto de falta de recursos para o SUS.