Com experiência no estudo da hepatite C em vários países, graduado na Faculdade de Ciências Médicas de Santos e mestre em Saúde Pública na Bloomberg Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o médico infectologista Marcelo Contardo Moscoso Naveira assume a Coordenação de Hepatites Virais do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde.
Natural de Santos (SP), o novo coordenador pretende colocar em prática os estudos voltados à saúde pública no mestrado e no estágio pela Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como a experiência adquirida na residência médica em infectologia no Hospital Heliópolis, da rede pública paulista, que atende mais de 12 mil pessoas por ano no pronto socorro. Marcelo também colaborou para com o último guidelines de hepatites virais da China.
Segundo o novo coordenador, o objetivo é colaborar para reforçar o Brasil como referência no combate às hepatites virais, sobretudo depois de liderar, na Assembleia Mundial de Saúde, a recomendação do tratamento universal. “Para atingir tal meta, é necessário que sejam oferecidos meios para prevenção e assistência universal. Assim, teremos uma geração livre dessas doenças”, afirmou.
Para ele, apesar de ser um problema de saúde pública no Brasil, as hepatites virais são um desafio para pesquisadores e especialistas. “É justamente diante das dificuldades encontradas que temos a oportunidade de colocar o Brasil em evidência no combate às hepatites virais”.
O que favorece o objetivo de situar o Brasil na ponta de lança entre os países preocupados com as hepatites virais é que há no país um sistema público de saúde como o SUS. Seguir as diretrizes da Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS) e do DDAHV, tomar decisões com base na evidência científica e na inovação tecnológica e assegurar intensa participação comunitária, no escopo do SUS, são os compromissos do novo coordenador. Com isso, ele pretende fazer avançar a resposta brasileira às hepatites virais, garantindo acesso universal e equidade.
Fonte : Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais