a) Reativação da Frente Parlamentar das Hepatites
– O dep. federal Geraldo Thadeu – PSD, prometeu reativar a Frente Parlamentar das Hepatites, tendo ele como presidente e a deputada Maria Lúcia Prandi – PT, como Vice-presidente.
b) Defesa de Alteração na Lei de Patentes
– O MBHV, através de seus representantes nesta audiência, distribuiu um documento com 4 folhas, a todos os deputados presentes, defendendo a alteração da Lei das Patentes (lei de Propriedade Industrial – LPI). Neste documento, lido por Bartolomeu Aquino (APHERN), é mostrado que tramitam naquela casa, por mais de quinze anos, 13 projetos de lei. O Documento solicita o engajamento aos representantes do Povo no sentido de solicitar à nossa Presidenta DILMA que, tomando como base os projetos já discutidos, nesses 15 anos, utilize o recurso da Medida Provisória para alterar a lei das patentes, dando ao Estado-administrador ferramentas para melhor cuidar da saúde do povo. Foi através de Medida Provisória que foram realizadas alterações naquela lei, numa única oportunidade. A alteração daquela lei pode facilitar o enfrentamento do Monopólio dado às Farmacêuticas, em detrimento da saúde da população. Este documento pode ser acessado clicando AQUI.
c) Novas terapias para a hepatite C
– O médico Infectologista Evaldo Stanislau Affonso de Araújo – Fundador e Diretor Técnico do Grupo Esperança de Santos mostrou, entre outras coisas, em sua apresentação (em inglês) que o tratamento atual tem dado uma resposta pífia, em termos de cura, mas que isto pode ser mudado com os novos e muito caros medicamentos para a Hepatite C. Para a ciência está quase tudo pronto; falta o acesso ao diagnóstico e à terapia. A apresentação realizada pelo Dr. Evaldo pode ser acessada clicando AQUI.