(SOLAMENTE EN PORTUGUÉS)

CÁLCULO DO ESCORE APRI

27 / jul / 2015

O escore APRI ajuda a estimar a quantidade de fibrose no fígado.

Para ser calculado são necessários: o valor da AST (Aspartato Aminotransferase) e seu limite superior de normalidade; bem como o valor das Plaquetas do Hemograma Completo.

A maioria dos laboratórios usa 40 UI / L como valor do limite superior da AST normal. Para compatibilizar a calculadora (americana) com o hemograma brasileiro, use o número de plaquetas dividido por 1.000 – Ex. plaquetas no hemograma = 100.000; usar 100.

Avaliação do resultado
Conforme o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções (de JUL / 2015 – página 46), pacientes monoinfectados pelo HCV,  com APRI maior que 1,5 ou FIB4 maior que 3,25 estão comtemplados pois este resultado caracteriza fibrose maior ou igual a F3 (escala METAVIR).

A CALCULADORA DO APRI PODE SER ACESSADA CLICANDO AQUI

 

CÁCULO DO ESCORE FIB-4

27 / jul / 2015

O escore FIB-4 ajuda a estimar a quantidade de fibrose no fígado.

Para ser calculado são necessários: a idade do paciente, os valores da AST (Asparto Aminotransferase), da ALT (Alanina Aminotransferase) e das Plaquetas do Hemograma Completo.

Para compatibilizar a calculadora (americana) com o hemograma brasileiro, use o número de plaquetas dividido por 1.000 – Ex. plaquetas no hemograma = 100.000; usar 100.

Avaliação do resultado
Conforme o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções (de JUL / 2015 – página 46), pacientes monoinfectados pelo HCV,  comFIB-4 maior que 3,25 estão comtemplados pois este resultado caracteriza fibrose maior ou igual a F3 (escala METAVIR)..

A CALCULADORA DO FIB-4 PODE SER ACESSADA CLICANDO AQUI